quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Frases (de Santa Teresinha e Sta. Teresa) e momentos para relembrar e refletir




Santa Teresinha descobriu um caminhozinho para se chegar mais facilmente ao Céu: o caminho do abandono e da criancinha de colo.


"... Altos são os seus juízos (do Senhor) e excedem todo nosso modo de entender. só por mim não ousaria dar tal passo; segui o parecer de pessoas recomendáveis pelas letras e pela santidade".(F 17,16).


"...Ó grandeza de Deus! Como ostentais vosso poder em dar ousadia a uma formiga. E como, Senhor meu, não é por faltardes Vós que não realizam grandes feitos, os que vos amam, senão por mera covardia e pulsilanimidade! Somos cheios de mil temores e prudências humanas e nunca nos determinamos, por isso não operais vossas maravilhas e grandezas, quão amigo sois de dar, em achando quem aceite vossos dons! E quanto gostais de receber os serviços que vos fazemos a vossa própria custa! Praza a Vossa Majestade  tenha eu feito por Vós alguma coisa e não fique ainda mais devedora pelo muito que tenho recebido. Amém. (F 3, 6)


             Momento de nossa formação - OCDS - 2012, nosso GT apresentando trabalho (Belo Horizonte)  



Local (área externa)de Realização do Evento - (Formação - OCDS -  2012)



                                        Auditório: Palestrante (Frei Wilson) ministrando sua Palestra.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Missa de Ordenação de Fr. Francinaldo


Na celebração de ordenação de Fr. Francinaldo,  ele procurou destacar aspectos que foram importantes na sua caminhada religiosa. A Missa e a cerimônia de Ordenação foram realizadas na Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores, em Teresina (PI), presididas por Dom Juarez, Bispo de Oeiras, (primeira capital do Piaui) e Reitor do Seminário onde o Frei estudou; convidou Pe. Ladislau que o batizou e Pe. Jeová, administrador Paroquial da Área Pastoral Nossa Senhora de Fátima, pertencente à Paróquia Santa Fé,  (Paróquia do Frei),  muitos Frades Carmelitas e Padres locais que concelebraram a Missa, além de sua família e amigos próximos, as Monjas e a Ordem Secular.  
Dom Jacinto, Bispo de Teresina (PI), não esteve presente, pois estava celebrando outra ordenação de 13 Diáconos Permanentes que aconteceu Igreja de Nossa Senhora de Lourdes. Veja as fotos da celebração de Ordenação de Frei Francinaldo:


      Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores- Te- PI)                                                                          

                                             Padre Amadeu, comentarista da Misa




                                                                                   

                                                                         Procissão de Entrada








                                         

                                                    


Momentos da Ordenação

                                               
                                                       Momentos da Ordenação





                               
Momentos da Ordenação

Frei com a Família: Mãe, Pai e irmãos 











quarta-feira, 17 de outubro de 2012

15 de outubro - Dia dedicado a Santa Teresa de Jesus, mãe dos Carmelitas


  
                                                               



No dia dedicado a Santa Teresa de Jesus, rendemos homenagem a nossa mãe por meio de nossas orações pessoais, em família, na comunidade, na Paróquia, e participando das celebrações oficiais (da Igreja), como o Tríduo em honra à  Santa Madre e a celebração da festa de nossa Santa, doutora da Igreja. 
A Missa Solene Foi celebrada por Dom Vilson, Bispo de Caxias (uma cidade do Maranhão próxima a Teresina), e concelebrada por Pe. Wellinsgtone Reitor do Seminário e Capelão do Carmelo, os Fr. Carmelitas descalços que estavam em Teresina (PI), para participarem da Solenidade Religiosa de Ordenação de Fr. Francinaldo. Na homilia Dom Vilson refletiu sobre a importância da missão de Santa Teresa e de outros Santos Carmelitas descalços para o crescimento da igreja, e revelou frases significativas da Santa, escollhidas por ele para a reflexão, especialmente três que deixou para nossa reflexão pessoal de cristão carmelita.  
  1. O Caminho da Cruz é o que Deus reserva a seus escolhidos, quanto mais os ama, mais os carrega de tribulações.
  2. As cruzes dos contemplativos são mais pesadas.
  3. O conceito de amor, não consiste muito em fazer, mas em amar.                                                                                     

sábado, 13 de outubro de 2012

Deus seja Louvado por tudo





Desde o início da semana chegam a Teresina (PI), religiosos parentes e amigos de Fr. Francinaldo, para se fazerem presentas e participar da Missa Solene de sua Ordenação . Hoje estão em nossa cidade os Fr. Carmelita: Frei Afonso, (Provincial), Pierino,  Denerval, Luciano, Jorge, Odair, Márcio, Kleber, Manoel, Carlos, Gregório, e outros que devem ter chegado a Teresina em outros momentos. Na graça de Deus e na oração, Sejam todos bem-vindos!



A missa em honra a Nossa Senhora Aparecida, foi presidida por Frei Afonso. Na homilia ele refletiu sobre o aparecimento de nossa padroeira e como os brasileiros lhe têm devoção. Ela foi encontrada por pescadores no Rio Paraiba na Vila Guaratinguetá -S. Paulo em 1717.




Refletiu também sobre a filiação de Santa Teresa de Jesus a Maria, e sobre a sua festa que acontecerá na segunda-feira - dia 15-10-2012, com a celebração da Santa Missa às 8:00h da manhã. O Tríduo em preparação à festa de de nossa Santa Madre, que começou ontem, terá continuidade hoje,dia 13 de outubro de 2012 e será encerrado amanhã com na celebração ao mesmo tempo, da missa do domingo.







                                       
                                                            A bênção das crianças










sábado, 6 de outubro de 2012

Nossa Primeira reunião de Formação no mês de Outubro-2012




Hoje fizemos nossa primeira reunião do mês de outubro, após rezar as laudes, Henriqueta apresentou um  membro iniciante, Magno Castro, que há muito vem se comunicando com a Ordem, pois é desejo seu entrar na comunidade, e, uma já participante do grupo Maria Mãe e Mestra do Carmelo, de de Parnaíba, que passando dias em Teresina, veio nos visitar hoje na busca de mais experiência e aprendizado, como ela mesma falou. Após este momento, iniciamos a formação orientada por Maria do Amparo, fizemos um estudo em grupo de dois capítulos do Livro "As Fundações", com a primeira Turma, em um espaço separado e com os novatos partilhamos uma programação destinada a eles, iniciando com o estudo das constituições, contidas no Livro "Documentos da OCDS". Na volta dos que estudaram as "Fundações,"partilhamos com todos. Foi muito boa a partilha, tanto de um estudo, quanto do outro. Alguns se manifestaram como estudo muito proveitoso. Concluímos com o sorteio realizado pela Henriqueta de buquês de rosas em homenagem à Santa Teresinha. Depois desse momento, rezamos, fizemos o nosso lanche e nos confraternizamos ao mesmo tempo. 
Veja as fotos:

              


                                                                                        







                                                                                              


O amor é o maior de todos os mandamentos




No dia 15/09/12, durante nossa reunião, rezamos, tivemos formação e nos confraternizamos como de costume.  Aproveitamos também para resolver alguns detalhes sobre a participação da comunidade Sta Teresinha do Menino Jesus ocds -Piauí, nas atividades da ordenação do Frei Fracinaldo. Ele é Piauiense de Teresina e está residindo em Caratinga - MG. 
Para facilitar o andamento das atividades nossa madre, colocou uma Monja, Ir. Teresa Maria para ficar encarregada dos detalhes da ordenação, juntamente com os familiares do Frei. 
Para ajudar nas despesas, nossa comunidade fez uma rifa de um caneiro, doado por nossa presidente e com a colaboração  de todos os membros da ocds, inclusive da Comunidade de Parnaíba (PI), dos familiares do Frei e do Carmelo, conseguimos arrecadar R$ 3.680,00. Quem ganhou a rifa foi a mãe de uma das participantes da ordem, que doou para as monjas.   Foi um momento de alegria, conseguimos o inesperado.  

    Deus seja louvado!!!

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A Festa de Santa Teresinha do Menino Jesus





Após a celebração do tríduo em honra de Santa Teresinha, comemoramos o seu dia com a celebração da Santa Missa, sendo esta celebrada pelo nosso Arcebispo Dom Jacinto e concelebrada por Dom Miguel, arcebispo emérito e Padre Wellingstone, Reitor do Seminário e Capelão do Carmelo. Na homilia Dom Jacinto deu um depoimento sobre seu conhecimento e sua devoção a Santa Teresinha: Disse que nasceu em Bacabal, uma cidade do Maranhão muito conhecida, e que tinha como Padroeira Santa Teresinha. Sabia pouco sobre ela, e so depois de entrar no Seminário começou a conhecê-la melhor, a partir de um livro dela, (História de uma Alma, com informações sobre sua vida). Foi a partir daí que começou sua admiração e devoção  pela Santa.
Dom Jacinto falou também sobre o significado da chuva de rosas. As rosas despetaladas significam acolhimento, acolher o outro, viver aquele momento, não deixar passar, mesmo que isso traga sofrimento para si, e, é isso que ela chama despetalar rosas . Jogar as pétalas será apenas uma metáfora, um sinal.

Dom Jacinto ainda refletiu sobre a fé, definindo-a como a certeza daquilo que não se vê. Falou sobre  o ano da fé, e o convite do Papa Bento XVI, para a promoção da nova evangelização  e transmissão da fé. 
Falou sobre a noite da fé, a aridez da fé, e comparou com a aridez ocorrente no Brasil especialmente no Nordeste do nosso País, e disse que esta aridez, pode ser transportada para a fé.

Santa Teresinha viveu a noite da fé numa total submissão a Deus. Sofreu a dupla provação no corpo e na alma. Experimentou a fé, pela fé na bondade e misericórdia de Deus.