sexta-feira, 28 de junho de 2013

Aniversariantes do Semestre


Neste Sábado, dia 29 de Junho de 2013, realizamos nossa comemoração dos aniversariantes do Semestre. Esta foi nossa principal pauta, mas aproveitamos para encerrar nossas atividades referentes ao primeiro semestre de 2013, e fazer pequenos ajustes em pontos pendentes de nossa caminhada. Retornaremos no dia 03/08/2013. Destacamos também a nossa participação na Festa de Nossa Senhora do Carmo. 
Cantamos um parabéns, bem festivo, conversamos, brincamos, fizemos nosso lanche, enfim, nos confraternizamos.

São aniversariantes do Semestre:

Mês de Janeiro
1. Rosilene 
2. Francisca Aguiar 
3. Luciana Lopes 
Mês de Fevereiro
1. Francisca Santos 
2. Henriqueta 
Mês de Março
1. Jesus Norberto
Mês de Abril 
1. Patrícia Regina
2. Ana Zélia 
Mês de Maio
1. Eliziram  
2. Gardênia  
Mês de Junho
1. Maria de Nazaré 
2. Maria de Jesus Sousa 


Parabéns aos Aniversariantes! Que pela intercessão de Maria nossa Mãe, o senhor derrame sobre cada uma e sobre suas famílias uma chuva de bênçãos, e que a cada dia deem mais um passo na caminhada de luz rumo a santidade.
Pela vida, Deus seja louvado!












domingo, 16 de junho de 2013

O Nosso Primeiro Retiro 2013



No período de 07 a 09 de Junho de 2013, realizamos na Casa de Retiro Santo Afonso Rodrigues, no Bairro Socopo, em Teresina PI, o primeiro Retiro Espiritual no ano em curso. O Retiro pregado por Pe. Pedro Mayone, um Jesuíta, que tem muita experiência de vida cristã e muito amor pela Eucaristia, foi rico em ensinamentos, agora acrescentados à nossa caminhada de fé, que levaremos conosco para sempre.
No primeiro dia o Padre fez a abertura ou introdução, onde explicou como tudo deveria acontecer durante os três dias como, os horários, os momentos de estudos e reflexões (colocações) e a exigência de completo silêncio (deserto). Foram feitos cinco momentos de colocações do Padre. Um momento de instrução e os demais momentos foram de oração pessoal e reflexão (na busca de conseguir responder os questionamentos gerados a partir dos textos bíblicos estudados e das informações contidas nas palestras do Padre Pedro); e atendimento a quem quisesse. O propósito do Retiro era fazer uma revisão de vida, com a intenção de melhorar.
As duas colocações da manhã do primeiro dia (a partir de Lc 1, 26-38; Is 53, 2-8; Lc 2, 1-7) tiveram como foco Maria. Desse estudo ficaram para nós como pontos de reflexão:
1.      Maria renunciou a tudo e se declarou ESCRAVA do Senhor. E nós? Lutamos para imitar Maria nesta sua absoluta dependência do amor de Deus?
2.      Maria é indispensável ao mundo, muito mais hoje que no passado. Ela nos ensina o caminho. O caminho de abandono absoluto.
3.      E, eu aceitei mesmo, tenho a coragem de dizer: eis-me aqui a escrava do Senhor, faça-se segundo a Vossa vontade?
4.      Agora nos colocamos diante de José, Maria e a criança: nós amamos como deveríamos, como Deus amou, amamos de Verdade?
5.      Olhando os Santos e Santas podemos dizer que O amamos como eles O amaram? Todos os Santos e Santas do Carmelo, amamos como eles? Sintamos que o nosso amor deve ter um lado de reparação.

Na primeira colocação da tarde que seria sobre a Eucaristia , o Padre fez uma Mudança, para facilitar nosso entendimento, a partir de (Lc 22, 39-46; Jo 8), falou sobre o Getsêmani. No Getsêmeani, Jesus se sente como separado de Deus - é aí onde está o sofrimento maior. O lado humano de Jesus, sofrendo, sentindo vontade de não aceitar o sofrimento, pois não o merece, mas no final entregando-se totalmente à vontade de Deus, assim como Maria. Aprendamos a colocar o "contudo" nos nossos pedidos. Assim como Jesus, digamos Senhor, “contudo’, não a minha vontade, mas a tua. Procuremos seguir Jesus no Getsêmani. E, somente pelo amor se vive isso, tudo em nome do amor verdadeiro, somente o que ama de verdade é capaz de tudo pelo amado, o outro, o semelhante.
Façamos como Santa Teresinha autêntica, a dos espinhos, só conhecemos a das rosas. Desse estudo, ficou para nós como ponto de reflexão: eu amo de verdade? Eu amo o Senhor Jesus autêntico, verdadeiro ou a imagem e semelhança que ele me criou?

A outra colocação da tarde foi sobre a instituição da Eucaristia (Ex 12, 1-4; Heb 9, 11-28; Lc 22, 14-27; Jo 13, 1-17) A eucaristia é o nosso Senhor que Se dá. O sangue dele circula por nossas veias, mas nós tratamos a eucaristia de maneira indigna. Temos que nos embriagar com o amor de Deus que nos é revelado através da hóstia, que é seu corpo, e do vinho, que é seus sangue.
Os nossos olhos teológicos nos levam a fixar o crucificado. Os nossos pés teológicos nos levam ao crucificado.
Desse estudo ficou para nossa reflexão: Estudar os documentos da Igreja sobre a Eucaristia, do Papa João Paulo II e Bento XVI.

O Retiro nos deve levar a sermos mais santos. Santidade não é ser melhor do que os outros, mas apaixonados por Jesus de tal maneira que não possamos mais viver sem Ele.

O encerramento do retiro aconteceu com a celebração da Santa Missa. Ao final da celebração, o Padre  nos fez uma recomendação, a qual já havia feito durante os momentos de reflexão. Esta, refere-se  ao nosso modo de ser e de viver a espiritualidade a partir dessa experiência. "Que façamos o compromisso, de vivermos como um só corpo e uma só alma".