sexta-feira, 21 de março de 2014

A Festa de São José -2014




















Nos últimos nove dias rezamos em família, nas Paróquias e no Carmelo em honra ao nosso Pai São José. Hoje participamos da celebração da festa do Santo esposo de Maria, o pai de  Jesus Nosso Senhor e Patrono da Igreja Universal. Na casa da Natividade nossa conselheira o novenário terminou ontem, dia 18 de Março. No Carmelo encerrou hoje dia 19-03, com a celebração da festa. A Santa Missa foi celebrada por nosso Bispo, Dom Jacinto e com-celebrada pelo Arcebispo Emérito Dom Miguel e os Padres Amadeu, Welingstone e Júlio César. Na homilia Dom Jacinto refletiu sobre a vida de São José, destacando: a devoção de Santa Teresa a São José, “o sim e o silêncio de José,” e afirmou perguntando, quem, já encontrou no Evangelho uma palavra dita por  José? Falou de Moisés que de braços abertos na montanha implorou e teve a glória de vencer os amalecitas. A graça do Senhor fez José vencer as tentações, pois não há cristão sem cruz, sem problemas e dificuldades, precisamos ser firmes na fé, e viver conforme a Palavra de Deus. 

O Bispo emérito Dom Miguel, também se manifestou, pois é ao lado de Dona Leni (já falecida, e irmã da Madre Trindade, a primeira priora desse Carmelo) responsável pela Fundação do Carmelo em Teresina (PI): Carmelo Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz.
Por fim, na nossa caminhada de cristãos devemos ir a São José para aprender com ele o silêncio,  a obediência, a entrega a Deus, o amor, o ser homem e mulher de Deus, o ser Santo, e o amor sem reservas.
Que na nossa vida e missão sejamos imitadores de São José, silenciosos, justos e desapegados, pois é no silêncio que escutamos a voz de Deus e seremos capazes de buscar a justiça e a humanização, e desapegados  seremos livres.





domingo, 16 de março de 2014

Nossas Reuniões realizadas em 2014

















 Neste ano de 2014, a comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus de Teresina (PI) realizou quatro reuniões.a primeira teve como principal atividade a realização da Eleição adiada do ano anterior; para renovação do Conselho da Comunidade, ficando este assim constituído, para Presidente: Rosilene Maria Sousa Lopes; Conselheiras: Maria Esperança Evangelista de Sousa; Maria das Graças V. Fiúza e Maria da Natividade Silva, e, como encarregada da Formação ficou Maria do Amparo M. e Silva. Na segunda reunião estudamos o texto de José Eduardo M. Manfredini Júnior sobre as Obras Menores de Santa  Teresa de Jesus que veio do último Congresso realizado pela OCDS, no qual a Rosilene nos representou. Utilizamos o texto para fazer uma introdução do que vamos estudar em 2014. Os principais pontos de interesse no estudo foram: Porque o estudo desse ano é chamado "Obras Menores," quais são essas obras, como estudá-las, são diferentes dos livros? Em que diferem dos livros, ? Foi realmente uma boa apresentação dos estudos que iremos realizar.Neste estudo, nos dividimos em grupos pequenos fizemos uma leitura com tira dúvidas entre os componentes, depois voltamos para o grupo maior e fizemos a partilha com a participação de todos. Na terceira reunião, estudamos o documento "Lamentaçoes 15", foi feita uma leitura, seguida de apresentação feita pela encarregada da formação e partilha. Na quarta reunião, encerrando o repasse do Congresso, fizemos um exercício com  o título de"O Livro da Comunidade". Foi muito bom esse estudo, todos participaram com muito empenho, cada um se colocando dentro da comunidade no exercício. 
Sobre esse exercício,  Azenete escreveu: Formamos  5 grupos com 3 pessoas em cada grupo, para juntos respondermos  o questionário que perguntava entre outras questões; se sua Comunidade fosse um Livro, que nome daria a ele,e qual a alavanca da nossa vida? E depois  partilharmos nossas respostas com todos.
Os grupos deram os seguintes títulos para o Livro da Comunidade “ caminho de Perfeição” por buscar crescimento espiritual e humano e estarem no caminho.  O título de “ Busca do Crescimento Espiritual” por nos levar a comunhão com Deus, o titulo “Amizade” pelo bom relacionamento, o título de Gotas de Amor na comparação de que as gotas somam, e uma -a-uma são capazes de formar o oceano, entre outros.
Parte  do grupo,  principalmente os iniciantes, se consideram ainda engatinhando  nos ensinamentos  para o caminho da perfeição, subindo ao monte  carmelo,  porém é  consenso de todos que estamos em caminhada buscando o caminho de união e perfeição, nos aperfeiçoando para viver a espiritualidade carmelitana. Na pergunta sobre qual é a alavanca de nossa vida, respondemos que nossa alavanca é "Oração e a Eucaristia" e que devemos  ser  atuantes  na Igreja, participando dos serviços, precisamos dar nosso testemunho com nossa vida e atitudes. Para o crescimento da Comunidade precisamos estar mais disponíveis, sermos mais perseverantes, determinados, assíduos, deixar o comodismo,  termos mais  comprometimento e cresceremos junto com a comunidade . Compreender que a busca da perfeição, do crescimento espiritual nosso e da Comunidade deve ser uma ação contínua.
Os grupos foram formados aleatoriamente,  mas os grupos em que predominou os iniciantes tiveram sentimentos e respostas semelhantes, o mesmo aconteceu com os grupos formados com os de mais tempo de caminhada, tiveram pensamentos e respostas semelhantes.
Foi muito rica a troca, de  sentimentos e de conhecimentos.
Nos avisos a Rosilene falou sobre os Congressos e o encontro que irão acontecer ainda este ano, e deu sugestões de atividades para ajudar nas despesas. Leu a carta do Frei André Severo, enviada pelo nosso Presidente Provincial Luciano Dídimo. Iniciamos nossas reuniões com as Laudes e terminamos com a oração do Pai Nosso.  
Veja as fotos




   

     


































sábado, 1 de março de 2014

Para Relembrar: Promessas definitivas e Admissão de candidatos


No ano de 2013, a Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus, de Teresina (PI), admitiu quatro novos membros, após um ano de preparação e discernimento, são eles: Azenete Costa Reis; Flávia Alves Fontenele; Maria Eliziram Bantim Sousa de Oliveira e Magno Vila Castro Júnior. Gardênia Ribeiro de Andrade fez promessas definitivas. O Padre Júlio César nosso Diretor Espiritual celebrou a Santa Missa, Fez a imposição do Escapulário e recebeu a Promessa de Gardênia. Durante a imposição do Escapulário e realização da promessa o Padre foi auxiliado pela encarregada da Formação. Veja as fotos.