quarta-feira, 30 de abril de 2014

A Páscoa






"Deus ressuscitou Jesus no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se não a todo povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: A nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos. E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos. Todos os profetas dão testemunho dele, (Atos 10, 40-43)"
Jesus ressuscitou. Aleluia! Aleluia! A ressurreição de Jesus representa para nós cristãos católicos, a centralidade da fé, sua relação com a vida, especialmente a vida em comunidade, a vivência comunitária, a vida em unidade, a comunhão fraterna. Jesus ressuscitou, passou da morte para a vida, esta é a boa notícia, que vivamos intensamente. 
Que na Páscoa da vida busquemos no dia-a-dia ressuscitar da falta de amor (I Cor 13, 1-13) e de solidariedade, da exclusão social e da injustiça, da fome e da morte em todos os seus aspectos. "Sejamos livres, pois é para a liberdade que Cristo nos libertou."


Que a Páscoa aconteça a cada dia em nossa vida!











sábado, 12 de abril de 2014

Reunião do Primeiro Sábado de Abril de 2014











Iniciamos nossa reunião com a Santa Missa. Hoje a reunião acontece na Paróquia “Menino Jesus de Praga,” localizada em um Bairro chamado Saci, em Teresina (PI), no Nordeste do Brasil. O Padre Júlio César, nosso Diretor Espiritual foi transferido do Seminário Menor, que fica localizado ao lado do Carmelo, para a Paróquia citada. A formação de hoje, foi uma palestra ministrada pelo Padre sobre a Campanha da Fraternidade – 2014, com o Tema: “Fraternidade e tráfico Humano,” e o Lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou.”
Antes de iniciar a Formação fizemos os avisos, começando com a entrega do Calendário Anual de Atividades-2014 para todos os presentes, embora todos já conhecessem esse material, mesmo assim fizemos uma rápida análise e acertos;  informou-se sobre os últimos materiais enviados pela província, como: a criação da comissão de intercessão da OCDS; o  texto  dos novos  números  das Constituições sobre  a Comunhão fraterna e São José, aprovados  pela  Congregação para  os  Institutos  de  Vida Consagrada  e  Sociedades  de  Vida  Apostólica; o Hino Oficial do XXXI Congresso OCDS; e ainda sobre  a participação desta Comunidade no referido Congresso, e a realização da Pascuella e renovação das Promessas no dia 26/4/2014.
Na formação sobre a Campanha da Fraternidade – 2014, o Padre falou sobre os aspectos que facilitam o tráfico de seres humanos como: a estrutura social injusta, a inexistência de mudanças na estrutura fundiária e tributária, a inclusão social via consumismo, a criminalização do movimento social, entre outros.
Em relação aos objetivos da campanha, foram discutidas causas e modalidades do tráfico humano e os rostos que sofrem exploração; estruturas e situações causadoras do Tráfico humano; a cobrança de políticas e meios para reinserção na vida familiar e social das pessoas atingidas, etc.
Nesta Formação podemos participar, e partilhar nossas experiências, nossa vida, a nossa vivência na comunidade carmelita secular, e em nossas comunidades Paróquias, vimos como a conteúdo desenvolvido nesta campanha da Fraternidade acontece no dia-a-dia da vida de cada família, da comunidade, da cidade, entre outros. 

Veja as fotos:


                                        Momento da Formação

               


       Santa Missa dedicada aos idosos da Paróquia



quarta-feira, 2 de abril de 2014

Para Relembrar

















No mesmo dia da nossa confraternização natalina 2013, comemoramos também os aniversariantes do segundo Semestre. Iniciamos a nossa festinha com a participação na Santa Missa. Na sequência, fizemos algumas mensagens de natal, brincadeiras e trocamos lembrancinhas. 
Neste dia, tivemos a felicidade de partilhar nossa alegria e festinha com nosso querido Fr. Luciano que estava em Teresina (nossa Terra natal). Fr. Luciano é piauiense e atualmente se encontra em missão na Holanda. Esta é a segunda vez que ele está conosco, a outra vez, foi em Fevereiro de 2011. Nas duas vezes que aquí esteve, falou de sua vida, sua missão e experiência, sua entrada no Carmelo, sua vocação. Falou também dos brasileiros que lá participam de sua missão, da cultura holandesa, dos grupos da OCDS que existem no País e deu sugestões para o nosso crescimento espiritual. 
No final, fizemos um gostoso lanche e fotografias para registrar.

E por falar em festa de aniversários, aproveitamos para parabenizar nossas irmãs que fizeram aniversário no último quadrimestre: Rosilene, Francisca Aguiar, Jesus Norberto, Francisca Morais e Henriqueta. 

Que o Deus da vida e da liberdade nos livre da cegueira que nos impede de perceber  que é para a liberdade que Cristo nos libertou.

Veja as fotos: