domingo, 16 de junho de 2013

O Nosso Primeiro Retiro 2013



No período de 07 a 09 de Junho de 2013, realizamos na Casa de Retiro Santo Afonso Rodrigues, no Bairro Socopo, em Teresina PI, o primeiro Retiro Espiritual no ano em curso. O Retiro pregado por Pe. Pedro Mayone, um Jesuíta, que tem muita experiência de vida cristã e muito amor pela Eucaristia, foi rico em ensinamentos, agora acrescentados à nossa caminhada de fé, que levaremos conosco para sempre.
No primeiro dia o Padre fez a abertura ou introdução, onde explicou como tudo deveria acontecer durante os três dias como, os horários, os momentos de estudos e reflexões (colocações) e a exigência de completo silêncio (deserto). Foram feitos cinco momentos de colocações do Padre. Um momento de instrução e os demais momentos foram de oração pessoal e reflexão (na busca de conseguir responder os questionamentos gerados a partir dos textos bíblicos estudados e das informações contidas nas palestras do Padre Pedro); e atendimento a quem quisesse. O propósito do Retiro era fazer uma revisão de vida, com a intenção de melhorar.
As duas colocações da manhã do primeiro dia (a partir de Lc 1, 26-38; Is 53, 2-8; Lc 2, 1-7) tiveram como foco Maria. Desse estudo ficaram para nós como pontos de reflexão:
1.      Maria renunciou a tudo e se declarou ESCRAVA do Senhor. E nós? Lutamos para imitar Maria nesta sua absoluta dependência do amor de Deus?
2.      Maria é indispensável ao mundo, muito mais hoje que no passado. Ela nos ensina o caminho. O caminho de abandono absoluto.
3.      E, eu aceitei mesmo, tenho a coragem de dizer: eis-me aqui a escrava do Senhor, faça-se segundo a Vossa vontade?
4.      Agora nos colocamos diante de José, Maria e a criança: nós amamos como deveríamos, como Deus amou, amamos de Verdade?
5.      Olhando os Santos e Santas podemos dizer que O amamos como eles O amaram? Todos os Santos e Santas do Carmelo, amamos como eles? Sintamos que o nosso amor deve ter um lado de reparação.

Na primeira colocação da tarde que seria sobre a Eucaristia , o Padre fez uma Mudança, para facilitar nosso entendimento, a partir de (Lc 22, 39-46; Jo 8), falou sobre o Getsêmani. No Getsêmeani, Jesus se sente como separado de Deus - é aí onde está o sofrimento maior. O lado humano de Jesus, sofrendo, sentindo vontade de não aceitar o sofrimento, pois não o merece, mas no final entregando-se totalmente à vontade de Deus, assim como Maria. Aprendamos a colocar o "contudo" nos nossos pedidos. Assim como Jesus, digamos Senhor, “contudo’, não a minha vontade, mas a tua. Procuremos seguir Jesus no Getsêmani. E, somente pelo amor se vive isso, tudo em nome do amor verdadeiro, somente o que ama de verdade é capaz de tudo pelo amado, o outro, o semelhante.
Façamos como Santa Teresinha autêntica, a dos espinhos, só conhecemos a das rosas. Desse estudo, ficou para nós como ponto de reflexão: eu amo de verdade? Eu amo o Senhor Jesus autêntico, verdadeiro ou a imagem e semelhança que ele me criou?

A outra colocação da tarde foi sobre a instituição da Eucaristia (Ex 12, 1-4; Heb 9, 11-28; Lc 22, 14-27; Jo 13, 1-17) A eucaristia é o nosso Senhor que Se dá. O sangue dele circula por nossas veias, mas nós tratamos a eucaristia de maneira indigna. Temos que nos embriagar com o amor de Deus que nos é revelado através da hóstia, que é seu corpo, e do vinho, que é seus sangue.
Os nossos olhos teológicos nos levam a fixar o crucificado. Os nossos pés teológicos nos levam ao crucificado.
Desse estudo ficou para nossa reflexão: Estudar os documentos da Igreja sobre a Eucaristia, do Papa João Paulo II e Bento XVI.

O Retiro nos deve levar a sermos mais santos. Santidade não é ser melhor do que os outros, mas apaixonados por Jesus de tal maneira que não possamos mais viver sem Ele.

O encerramento do retiro aconteceu com a celebração da Santa Missa. Ao final da celebração, o Padre  nos fez uma recomendação, a qual já havia feito durante os momentos de reflexão. Esta, refere-se  ao nosso modo de ser e de viver a espiritualidade a partir dessa experiência. "Que façamos o compromisso, de vivermos como um só corpo e uma só alma". 

                                                                                                                   



Nenhum comentário:

Postar um comentário