No primeiro sábado de Agosto de 2013, dia 3, retornamos às nossas atividades para o segundo semestre de 2013. Neste dia nos reunimos com o nosso Orientador Espiritual, Padre Júlio César, para fazer os últimos acertos antes da Peregrinação que faremos ao Santuário Piauiense de Santa Cruz dos milagres. Nesta reunião ficou acertado que sairemos de Teresina às 4:00h da manhã do dia 7 de Setembro de 2013, e retornaremos às 17:00h do mesmo dia.
Como participantes da viagem, teremos: toda a Comunidade, o Padre Júlio César e três seminaristas. Da nossa programação faz parte uma missa própria de Santa Teresinha, (na Igreja serei o amor), oração e silêncio para poder ouvir, meditar e interiorizar sobre a importância de uma peregrinação e do do Santuário para a vida do cristão.
Foi também permitida a participação de pessoas que não fazem parte da ocds.
Santa Cruz dos Milagres é um
município brasileiro do estado do Piauí, o qual abriga o Santuário do mesmo nome onde faremos a peregrinação. Localiza-se a uma latitude 05º48’01”sul
e a uma longitude 41º57’34” oeste, a uma altitude de 160 metros. Sua população
estimada em 2004 era de 3 463 habitantes. Possui uma área de 1020,5km2.
Está situado a uma distância de 180
km da capital Teresina, é um santuário que realiza três festas religiosas por ano:
- A primeira festa acontece no mês de setembro e vai do dia 4 ao dia 14, é a festa da exaltação da Santa Cruz, participam desta, pessoas de todo país.
- A segunda festa acontece em maio, é a festa da invenção da Santa Cruz;
- A terceira festa acontece no último domingo de outubro, é chamada festa dos padroeiros ou o encontro dos Santos. Nesta é realizada a procissão dos santos, onde vem em procissão todos os santos padroeiros de todas as cidades vizinhas, se encontram na subida do santuário sobem todos juntos e na chegada é celebrada uma missa campal.
A cidade ainda não
dispõe de uma estrutura adequada para receber os peregrinos, que em
conseqüência passam por muitas dificuldades, mas, mesmo assim enfrentam,
superam e vencem essas dificuldades, sempre confiantes e encorajados no amor
–misericórdia de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário