segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Retiro – Espiritual –OCDS – Teresina – PI: 10/11/2012




Celebrante: Padre Júlio César

 Local de realização: Continuação da Av. Kennedy, km 11, Bairro Socopo, na Residência de nossa Conselheira Esperança

Início: fala do Padre informando aos participantes a rotina do retiro, fazendo acertos, mostrando comportamentos importantes para melhor proveito dos ensinamentos ali partilhados.
O Retiro foi divido em meditações.

1ª Meditação: “Eu sou a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra.”( Lc 1,38)

Nesse primeiro momento recebemos o texto referente à primeira meditação e ficamos isolados individualmente meditando, (a partir do Evangelho de Lc 1,38), no final do estudo, partilhamos três questões:
1.       Quem é Deus para você?
2.       Na sua vida familiar: “como vocês se relacionam com Deus.?”
3.       Como Deus se manifestou a você no início de sua vocação?

2ª Meditação: Jesus nos dá um mandamento novo –SERVIR E AMAR (Jo 13, 1-16)
Na segunda meditação, a partir do estudo dos textos:  (Mt 16, 13-20; Jo 1, 1-18; Hb 1,  1-4; Col 1, 15-17) partilhamos:

  1. Em minha vida de Carmelita como realizo esses dois gestos que a fundamentam?
  2. Quais propósitos eu posso fazer para que mais expressamente eles sejam revelados às minhas irmãs?
3ª Meditação: O Verbo de Deus se fez carne para nossa salvação (Jo 1, 1-14)

Na terceira meditação, a partir do estudo dos textos: (Lc 7, 18-23; Lc 4, 16-22; Mt 25, 31-46)partilhamos:
  1. Quais serviços comunitários são realizados na minha vida de carmelita?
  2. Qual tempo cronológico tenho dedicado à meditação pessoal diariamente?
  3. Como tenho vivido a intimidade com a palavra de Deus?
A partilha foi realizada após o estudo das meditações, e foi muito rica em experiências e vivências dos membros da comunidade ali presentes,  e se direcionou principalmente para os itens  a experiência de Deus na vida de cada um, a vida comunitária do carmelita secular (chegando em alguns momentos da partilha a sermos questionados pelo pregador: e então, eu sou carmelita e pronto? Mas o que faço ou estou fazendo para contribuir com o Projeto de Deus, na construção do seu Reino? Ou apenas sou carmelita mas não preciso fazer mais nada, na diocese, na Paróquia, na comunidade, onde devo fazer comunhão com meus irmãos, no cumprimento do novo Mandamento: Servir e amar? Estou colocando os dons que recebi gratuitamente de Deus a serviço dos irmãos?) ; a experiência de Deus na vida, e a manifestação de Deus para cada um no início da vocação.
Após o Almoço, foram realizadas as confissões
Encerramos as nossas atividades com a celebração da Santa Missa. O celebrante nos pediu que a homilia fosse as nossas reflexões e conclusões das meditações, e assim foi feito.
Assim, concluímos que o retiro foi muito importante para o nosso  crescimento espiritual,  na fé, na  caridade e na vida comunitária.
Veja as fotos:



                                                                        
                                                                                     
Momento de Meditação

Meditação








                                                                                              


Partilha
                                                                                                               Partilha


Nenhum comentário:

Postar um comentário