quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Para Relembrar nosso Retiro Espiritual "OCDS Caminhando com Santa Teresa..."









No período de 18 a 19 de Outubro de 2014, a Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus realizou o seu Retiro Espiritual referente ao ano em curso, que teve como Tema Central ,  “Caminhando com Santa Teresa...”.  O Pregador do Retiro foi o Frei André Severo – OCD, Delegado Provincial para OCDS Norte e Nordeste.

Na condução dos trabalhos, a partir do Tema Gerador, fizemos reflexões relacionadas ou direcionadas ao Caminho; o “Caminho de Perfeição” de Santa Teresa; a Mensagem do Caminho de Perfeição; Jesus Cristo é o Caminho a verdade e a vida, entre outras. Estudamos e refletimos também sobre outros Escritos de Santa Teresa que se referem ao Caminho, como “As Fundações”, “Castelo Interior, entre outros. Estudamos ainda textos da Sagrada Escritura que também nos levam a refletir sobre o sentido do Caminho, como  (Jo 14,6.). Tivemos dois momentos de Deserto. Fizemos a Leitura Orante do texto de (Mt 22, 15-21), e o Momento Mariano, no qual rezamos em grupo, meditando e relacionando as flores e as pedras dos caminhos percorridos por nós e por todos os Cristãos, homenageamos a Maria e pedimos sua intercessão na luta diária da Caminhada.    
Encerramos o Retiro com uma partilha, a avaliação e a adoração ao Santíssimo. Na partilha e avaliação os participantes apontaram como pontos mais importantes do retiro: o crescimento na fé, na espiritualidade carmelitana; a oportunidade de estar e de rezar juntos, os três segmentos da Ordem, Frades, Monjas e Seculares; a oportunidade de conhecer de perto,  rezar e conviver com o nosso Delegado Provincial; as reflexões e o aprendizado sobre como caminhar com Santa Teresa. 

E um ponto importante, destacado como inédito no retiro foi a realização do Recreio com as Monjas,  e o Frei, pois nunca tínhamos realizado antes, foi dinâmico, todos tiveram oportunidade de falar, se apresentar, partilhar, colocar a vida em comum, os três seguimentos da Ordem. 
Veja as fotos:




Momento Mariano 




A Comunidade 








Nenhum comentário:

Postar um comentário