sábado, 28 de janeiro de 2012

Para relembrar e partilhar - Texto e fotos de nosso Retiro


No dia 8 de Outubro de 2011 com a graça de Deus, realizamos o nosso Retiro Espiritual. Tivemos como Pregadora a leiga secular Maria de Jesus F. de Melo que durante muito tempo foi responsável pela nossa formação. O Tema do Retiro foi: "Santa Teresa de Jesus, sua Vida, sua Obra", com um enfoque para a vocação da Santa Madre. O nosso retiro foi realizado na localidade Socopo em espaço cedido pela nossa irmã Maria Esperança.
As atividades foram realizadas em quatro momentos: a Palestra; o momento da reflexão, o momento da partilha e a Celebração da Eucaristia.
Na reflexão fomos conduzidos a refletir sobre: a nossa missão de Carmelita Secular, o que na verdade buscamos, o que esperamos de Deus e o que achamos que Ele espera de nós, como está a nossa vida de oração e como essa espiritualidade reflete no cotidiano da vida, na família, na Paróquia, na comunidade, no trabalho, a compreensão que, o olhar para dentro tem mais sentido e valor  do que o olhar  para fora, o amor de cada um em relação ao outro, o momento da vida em que Deus nos surpreendeu, e os ensinamentos que tiramos hoje para a vida com o auxílio de Santa Teresa. 
Na partilha colocamos as nossas reflexões, e a partir delas fomos extraindo  importantes conclusões para nossa vida espiritual, nossa vida de oração, no dia - a –dia, na prática da nossa realidade, de nossa verdade, a verdade de cada um, tais como: "Que todo encontro com Deus é importante e nos faz voltar por outro caminho; que o carisma de Teresa é oração e verdade, verdade de Deus e a minha verdade; a prática da humildade na liberdade diante de si e na verdade diante de Deus; antes da oração devo sempre refletir como está a prática do meu amor pelo outro, o meu desapego, a humildade, e a determinada determinação.
Encerando o Retiro tivemos a celebração da Santa Missa pelo Pe. Carlos Wagner, que na homilia refletiu sobre a importância do Retiro para a  nossa vida de oração e relacionou a Vida e Obra de Santa Teresa com as leituras do dia, principalmente com o tema do dia: “Convidai para a festa todos os que encontrardes.”
O encontro foi um momento forte de espiritualidade e aprendizado vivenciado por todos nós, ele nos fortalecerá para, terminada essa etapa, continuarmos rezando a vida no cotidiano da família, da comunidade, da Paróquia, etc.  











                                    
    
                             

                                                        
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário