quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

SÃO JOÃO DA CRUZ

São João da Cruz nasceu em 1542, na  vila de Fontiveros , Ávila, em data desconhecida. A  Família era formada pelos pais e três filhos. O pai teve morte prematura, e isso provocou uma vida de pobreza e miséria. Tornou-se carmelita em Medina del Campo, no ano de 1563 e Contribuiu muito com Santa Teresa na construção de sua obra, desde a primeira fundação dos frades contemplativos em 1568. Faleceu em 13 de Dezembro de 1591.
 São João da Cruz é pai e mestre espiritual do Camelo, foi reconhecido  Doutor da Igreja em 24 de Agosto de 1926 pelo Papa Pio XI que  conferiu-lhe este título. 
Escreveu obras importantes para a espiritualidade, como: Cântico Espiritual, a Subida do Monte Carmelo, Noite Escura, Chama Viva de Amor, entre outros.
É o Santo do amor, “o amor não cansa e não se Cansa;” e, “no entardecer da vida, seremos julgados sobre o amor,” diz-nos São João da Cruz. Escreveu poucas cartas e algumas se perderam.
Nestes dias o Carmelo  Santa Teresa de Jesus e São da Cruz,(TE-PI) rezou em honra a São João da Cruz, celebrou o Tríduo em preparação à sua festa nos dias 11,12 e 13 de Dezembro de 2011, e no dia 14 Celebrou a Missa Solene, com a presença das Monjas, dos Secularae e da comunidade em geral. O Celebrante foi o Pe Wellingstone, (Inaciano). Na homilia relacionou as leituras à vida e espiritualidade de São Jõao da Cruz citou os seus escritos e sua importância para a espiritualidade carmelitana, lembrou joão da Cruz –Poeta e por fim refletiu sobre os “Passos da alma rumo a Deus”
Referências
Sciadini, Frei Patrício, OCD. Carmelo... uma proposta de vida.  Edições Loyola. São Paulo
_____________________. O Carmelo história e espiritualidade. Edições Loyola. São Paulo, 1997.
____________________. São João da Cruz. Edições Loyola. São Paulo, 1991.


                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário