sábado, 28 de janeiro de 2012

Para relembrar e partilhar - Texto e fotos de nosso Retiro


No dia 8 de Outubro de 2011 com a graça de Deus, realizamos o nosso Retiro Espiritual. Tivemos como Pregadora a leiga secular Maria de Jesus F. de Melo que durante muito tempo foi responsável pela nossa formação. O Tema do Retiro foi: "Santa Teresa de Jesus, sua Vida, sua Obra", com um enfoque para a vocação da Santa Madre. O nosso retiro foi realizado na localidade Socopo em espaço cedido pela nossa irmã Maria Esperança.
As atividades foram realizadas em quatro momentos: a Palestra; o momento da reflexão, o momento da partilha e a Celebração da Eucaristia.
Na reflexão fomos conduzidos a refletir sobre: a nossa missão de Carmelita Secular, o que na verdade buscamos, o que esperamos de Deus e o que achamos que Ele espera de nós, como está a nossa vida de oração e como essa espiritualidade reflete no cotidiano da vida, na família, na Paróquia, na comunidade, no trabalho, a compreensão que, o olhar para dentro tem mais sentido e valor  do que o olhar  para fora, o amor de cada um em relação ao outro, o momento da vida em que Deus nos surpreendeu, e os ensinamentos que tiramos hoje para a vida com o auxílio de Santa Teresa. 
Na partilha colocamos as nossas reflexões, e a partir delas fomos extraindo  importantes conclusões para nossa vida espiritual, nossa vida de oração, no dia - a –dia, na prática da nossa realidade, de nossa verdade, a verdade de cada um, tais como: "Que todo encontro com Deus é importante e nos faz voltar por outro caminho; que o carisma de Teresa é oração e verdade, verdade de Deus e a minha verdade; a prática da humildade na liberdade diante de si e na verdade diante de Deus; antes da oração devo sempre refletir como está a prática do meu amor pelo outro, o meu desapego, a humildade, e a determinada determinação.
Encerando o Retiro tivemos a celebração da Santa Missa pelo Pe. Carlos Wagner, que na homilia refletiu sobre a importância do Retiro para a  nossa vida de oração e relacionou a Vida e Obra de Santa Teresa com as leituras do dia, principalmente com o tema do dia: “Convidai para a festa todos os que encontrardes.”
O encontro foi um momento forte de espiritualidade e aprendizado vivenciado por todos nós, ele nos fortalecerá para, terminada essa etapa, continuarmos rezando a vida no cotidiano da família, da comunidade, da Paróquia, etc.  











                                    
    
                             

                                                        
   

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Novena Milagrosa de Santa Teresinha do Menino Jesus




Santa Teresinha deixou escrito nas suas memórias: "Quero passar o meu céu fazendo o bem sobre a terra". "Farei cair uma chuva de rosas".
O Padre Putigan, no dia 3 de dezembro de 1925 iniciou uma novena pedindo a Santa Teresinha uma graça muito importante para ele. Para saber se era ouvido, pediu à Santa um sinal. Pediu para receber uma rosa, caso fosse alcançar a graça. Não contou a ninguém sobre a novena que estava fazendo. No terceiro dia recebeu a flor pedida e alcançou a graça.
Iniciou, então, outra novena. “Recebeu a flor e alcançou a graça”. Foi aí, que resolveu divulgar a novena. Hoje (a novena) é feita no mundo inteiro. Pode ser iniciada em qualquer dia do mês. Existe uma legião de amigos de Santa Teresinha que rezam a novena do dia 9 a 17 de cada mês.
A NOVENA
            Durante nove dias, rezam-se 24 “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre por todos os séculos dos séculos, amém”, agradecendo a DEUS os favores e as graças com que acumulou Santa Teresinha, durante os 24 anos em que viveu na terra.
ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS DA NOVENA
            Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu vos agradeço todos os favores e graças com que enriquecestes a alma de vossa serva, Santa Teresinha do Menino Jesus, durante 24 anos em que passou na terra e, pelos méritos de tão querida Santa, concedei-me a graça que ardentemente vos peço (faça o pedido da graça) se for conforme a Vossa Santíssima Vontade e para o bem de minha alma
            Ajudai minha fé e minha esperança, ó Santa Teresinha; cumpri mais uma vez vossa promessa de que ficareis no céu a fazer o bem sobre a terra, permitindo que eu ganhe uma rosa, sinal de que alcançarei a graça pedida.
               Rezam-se os 24 GLÓRIA AO PAI ...., podendo-se acrescentar a cada GLÓRIA AO PAI..., a jaculatória:
               Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós. 
                                                                     (Frei Patrício Sciadine, O.C.D)
                                                                                        
              Santa Teresinha nasceu no dia 2 de Janeiro de 1873, e Morreu no Carmelo de Lisieux no dia 30 de Setembro de 1897. 

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Parabens, feliz anivresário!

Neste mês de Janeiro duas irmãs nossas fazem aniversário:

                             Rosilene Sousa, que já foi nossa presidente - dia 16
                             
                             Francisca Aguiar (Ceci) - dia 26


             Queridas Irmãs,

Neste dia, estamos unidas  a vocês pela oração e pelos sentimentos de solidariedade, companheirismo e fraternidade. Que o fogo do Espírito Santo aqueça seus corações e de suas famílias, para que continuem perseverantes na oração, na vocação e na missão.  
Um abraço fraterno,  e 
FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

sábado, 14 de janeiro de 2012

CARMELO VIRTUAL



E-MAIL de envio de notícias para o Blog da OCDS - Província São José: noticiasocds@gmail.com

BLOGS DA OCDS

BLOG DA OCDS - PROVÍNCIA SÃO JOSÉ
BLOG DOS JOVENS CARMELITAS
BLOG DOS CASAIS CARMELITAS
BLOG DOS TEXTOS CARMELITANOS
LUGAR DE PARTILHA – LENDO JUNTOS SANTA TERESA 
SÃO JOSÉ – PATRONO DO CARMELO


BLOGS DA OCDS DO NORDESTE

Comunidade Rainha do Carmelo (OCDS de Fortaleza-CE):
Comunidade São José de Santa Teresa (OCDS de Fortaleza-CE):
http://saojosedesantateresa.blogspot.com
Grupo São João da Cruz (OCDS de Ibiapina-CE):
http://ocdsibiapina.blogspot.com/
Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus (OCDS de Teresina-PI): http://wwwstateresinhadomeninojesus.blogspot.com/


BLOGS DA OCDS DO SUDESTE

Comunidade Alegria da Sagrada Face (OCDS de Itapetininga-SP):
Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus (OCDS de São Roque-SP):
Comunidade Nossa Senhora do Carmo (OCDS de Goiânia-GO)
Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus (OCDS de Campinas-SP)
Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus (OCDS de Passos-MG)
http://csteresinhameninojpassos.blogspot.com/
Comunidade Santa Edith Stein (Três Pontas-MG)

BLOGS DA OCDS DO CENTRO-OESTE

Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus e Santo Eliseu (OCDS de Brasília-DF)


BLOGS DA OCD

Boletim de Notícias da Província São José
Pastoral Vocacional Carmelitana
Centro Teresiano de Espiritualidade:
http://centroteresianodeespiritualidade.blogspot.com/

domingo, 8 de janeiro de 2012

Reflexão de Frei Wilson Gomes do Nascimento - OCD

Queridos irmãos e irmãs,

ois nos amores perfeito
Esta lei se requeria,
Que se torne semelhante
O amante a quem queria
Ficou o Verbo encarnado
Nas entranhas de Maria
E o que então só tinha Pai,
Já Mãe também teria

Deus, porém, no presépio
Ali chorava e gemia
E a Mãe se assombrava
Da troca que ali se via
O pranto do homem em Deus,
E no homem a alegria (são João da Cruz)

A poesia do santo Padre não deixa dúvida: o Amor de Deus por nós fez com que Ele assumisse nossa Natureza. O Filho Divino tornou-se semelhante a nós em tudo, menos no pecado. O Verbo Encarnado assumiu o dinamismo do crescimento humano para chegar à maturidade: “Ele crescia em idade, graça e sabedoria”.
O movimento de Deus em nossa direção, para nos encontrar, deve fazer com que caminhemos também em sua direção, para encontrá-Lo. Podemos e devemos crescer em direção Àquele que é nossa Cabeça, Princípio e Fim. Deixar de lado os infantilismos, as birras, as fraldas e os bicos próprios de uma etapa de nossa vida para caminhar como adultos na Fé. Talvez seja por isso que o Papa declarou 2012 o Ano da Fé.
“Quando era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Depois que me tornei homem, fiz desaparecer o que era próprio da criança” (1 Cor 13, 11)
Nos Evangelhos vemos uma multidão que segue a Jesus. Buscam a cura de suas enfermidades físicas e espirituais, às vezes querem apenas comida, por isso pensam fazê-lo rei. Se hoje o sistema público de saúde é tão precário, podemos imaginar como era a dois mil anos atrás. Esta mesma multidão que aclama Jesus como “filho de Davi” vai ser também a multidão que grita “crucifica-o”. A multidão não tem nome nem rosto, é anônima, falta-lhe identidade, ela é massa.
Para se tornar discípulo de Jesus é preciso amá-Lo mais que a si mesmo, mais que aos parentes e amigos, negar-se e assumir a sua cruz para segui-Lo a cada dia. A Trindade nos convida a sair do egocentrismo próprio da infância, sair de si mesmo para ir ao encontro do Outro e dos outros. É necessário amadurecer, ir amadurecendo, para tornar-se um discípulo como Jesus o apresenta. Infelizmente muitos cristãos adultos (leigos, religiosos, clérigos) ainda não chegaram a maturidade da fé.
“Assim não seremos mais crianças, joguetes das ondas, agitados por todo vento de doutrina, presos pela artimanha dos homens e da sua astúcia que nos induz ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresceremos em tudo em direção àquele que é a Cabeça, Cristo... até que alcancemos todos nós a unidade da fé e do pleno conhecimento do filho de Deus, o estado do Homem perfeito, a medida da estatura da plenitude de Cristo” (Ef 4, 14-15.13)
Foi muito bonito de ver a multidão de jovens na JMJ em Madrid. No entanto, o que os meios de comunicação não deixaram de mostrar foi que muitos destes jovens precisam amadurecer. Como assim? Precisam crescer na fé, esperança e caridade. Viver no dia a dia, não apenas em grandes eventos, o seguimento de Jesus, do Evangelho e sua adesão a Igreja visível. A JMJ pode se tornar apenas mais um passeio turístico para conhecer lugares e pessoas novas. A dimensão turística também é boa, mas não deveria ser a principal ou a única. O testemunho não fica claro quando nos mostramos apenas como “sacoleiros” e consumidores compulsivos.
Vemos a beleza da realidade e nos alegramos com ela, agradecemos a Deus por tanta coisa boa, pedimos por sua conservação e crescimento. Mas se não enxergarmos o lado escuro desta mesma realidade como vamos interceder junto a Deus para que a ilumine e transforme?
“Irmãos, quanto ao modo de julgardes, não sejais como crianças; quanto à malícia, sim, sede crianças, mas, quanto ao modo de julgar, sede adultos.” (1 Cor 14, 20)
Santa Teresinha nos fala da graça de natal que recebeu em 25 de dezembro1886. Neste dia diz, “recebi a graça de sair da infância... nessa noite em que Ele se fez fraco e sofredor por meu amor, fez-me forte e corajosa, vestiu-me com suas armas e desde essa noite bendita, não fui vencida em nenhum combate... Teresa não era mais a mesma, Jesus mudara o seu coração... Fez de mim pescador de almas, senti um grande desejo de trabalhar para a conversão dos pecadores... Senti numa palavra a caridade entrar no meu coração, a necessidade de me esquecer para dar prazer e desde então fui feliz!”
“Nós, os fortes, devemos carregar as fragilidades dos fracos e não buscar a nossa própria satisfação. Cada um de nós procure agradar ao próximo, em vista do bem, para edificar. Pois também Cristo não buscou sua própria satisfação...” (Rom 15 1-2)
Aquele que é Deus, o VERBO ENCARNADO, vem pedir-nos esmola.
O Bebê estende as mãozinhas e se disfarça de pobre para nos alcançar.
Feliz Natal e um Ano Novo pleno de Deus é o que desejo a todos os meus amigos (as) e irmãos (ãs)!
Frei Wilson Gomes do Nascimento



quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Confraternização Natalina - OCDS - TE - PI

                                                        Conforme tínhamos acertado e publicado, no dia 17 de dezembro de 2011, faríamos a nossa confraternização natalina, aqueles últimos acertos, o que ainda falta, quem deixou de dizer ou fazer algo, enfim a prévia de uma festinha, embora simples, mas muito importante para nosso modo de ser e de viver e muito signifigativa para o tempo em que estamos vivendo, tempo de amar, partilhar, ser solidário, praticar a justiça, enfim, tempo de viver a comum união em nossas famílias, comunidades, trabalho,  e no meio do mundo; embora sabendo que todos os dias da nossa vida são dias de viver esses valores, o tempo do Advento e Natal parecem épocas mais propícias para se viver assim. Pois bem, no dia certinho fizemos a nossa confraternização, só que de modo diferente do planejado, pois o que seria uma festa foi uma reza, tivemos que mudar os planos, o rumo de nossa confaternização, fazer outro caminho. É que uma de nossas irmãs, passou por uma grande dificuldade, e agora já não cabia a festa nesse momento, mas a confraternização e a solidariedade sim, apenas de uma outra forma, rezando. Então, rezamos a oração da vida, fizemos uma reflexão sobre como o sofrimento nos humaniza, e como por meio dele podemos entender as nossas limitações e crescer na fé, na esperança e na caridade. Foi muito bom, rezamos, tiramos lição para a vida, pois nem tudo é conforme o nosso planejamento e a nossa vontade, mas conforme abrimos nosso coração e nossa alma para a ação de Deus, no nosso agir, Êle, que ressucitado, continua caminhando, com o seu povo, guiando- o pelo deserto dos caminhos da vida.
Tem uma frase de D. Helder Câmara que se coloca bem nessa nossa reflexão, a que segue abaixo:

"Aceita as surpresas que transtornam teus planos,derrubam teus sonhos, dão rumo totalmente diverso ao teu dia e, quem sabe, à tua vida.Não há acaso. Dá liberdade ao Pai, para que êle mesmo conduza a trama dos teus dias."
                    ( D. Helder Câmara)
Quem de nós nunca teve que mudar de planos, mudar o caminho, e como São Paulo, "até cair..." mudando totalmente o rumo do caminho,

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

SÃO JOÃO DA CRUZ

São João da Cruz nasceu em 1542, na  vila de Fontiveros , Ávila, em data desconhecida. A  Família era formada pelos pais e três filhos. O pai teve morte prematura, e isso provocou uma vida de pobreza e miséria. Tornou-se carmelita em Medina del Campo, no ano de 1563 e Contribuiu muito com Santa Teresa na construção de sua obra, desde a primeira fundação dos frades contemplativos em 1568. Faleceu em 13 de Dezembro de 1591.
 São João da Cruz é pai e mestre espiritual do Camelo, foi reconhecido  Doutor da Igreja em 24 de Agosto de 1926 pelo Papa Pio XI que  conferiu-lhe este título. 
Escreveu obras importantes para a espiritualidade, como: Cântico Espiritual, a Subida do Monte Carmelo, Noite Escura, Chama Viva de Amor, entre outros.
É o Santo do amor, “o amor não cansa e não se Cansa;” e, “no entardecer da vida, seremos julgados sobre o amor,” diz-nos São João da Cruz. Escreveu poucas cartas e algumas se perderam.
Nestes dias o Carmelo  Santa Teresa de Jesus e São da Cruz,(TE-PI) rezou em honra a São João da Cruz, celebrou o Tríduo em preparação à sua festa nos dias 11,12 e 13 de Dezembro de 2011, e no dia 14 Celebrou a Missa Solene, com a presença das Monjas, dos Secularae e da comunidade em geral. O Celebrante foi o Pe Wellingstone, (Inaciano). Na homilia relacionou as leituras à vida e espiritualidade de São Jõao da Cruz citou os seus escritos e sua importância para a espiritualidade carmelitana, lembrou joão da Cruz –Poeta e por fim refletiu sobre os “Passos da alma rumo a Deus”
Referências
Sciadini, Frei Patrício, OCD. Carmelo... uma proposta de vida.  Edições Loyola. São Paulo
_____________________. O Carmelo história e espiritualidade. Edições Loyola. São Paulo, 1997.
____________________. São João da Cruz. Edições Loyola. São Paulo, 1991.


                                           

Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus - OCDS - Ano de 2011







No dia 03 de Dezembro de 2011, nos reunimos para rezar, fazer memória e avaliar o que realizamos durante este ano, o que foi bom, o que poderia ter sido  melhor e como fazer em 2012 para continuarmos crescendo em espiritualidade como cristão carmelita,  e testemunhando a fé com a nossa própria vida.  Realizamos:
FORMAÇÃO
Estudo do Livro Caminho de Perfeição
Estudo bíblico de textos que contribuem para a formação e ajudam no entendimento do momento da vida da comunidade e do tempo vivido pela igreja de acordo com o calendário litúrgico. Cite-se  como exemplo: (I Cor 11, 17-34), (Ex 16, 1-36) – mês da Bíblia; (I Rs 17-18), (II Rs 2,1-8; 19-25), Santo Elias.
Retiro Espiritual
Além de outras atividades do Diretor Espiritual ele também participou das atividades de formação da Comunidade com os temas:
Documentos da Igreja destacando o Documento de Aparecida
Concílio Vaticano II
Seguimento de Jesus
Os Sacramentos
Participação em outros Encontros de Formações
Frei Luciano – A Experiência da Missão realizada  e vivida na   Holanda
Ir. Teresa  Benedita – Quaresma e Perdão
Congresso Note/Nordeste (São Luis - MA)
Congresso de Aparecida (Aparecida-São Paulo)
Congresso de São Roque (São Roque - São Paulo) 
Repasse da formação do Congresso de Aparecida (São Paulo)
Informações e discussões sobre o Congresso Norte/Nordeste
Participação na Festa de Nossa Senhora do Carmo
Repasse da formação do Congresso de São Roque (São Paulo) 
Participação na Festa de Santa Teresa
Participação na Festa de Santa Teresinha   
REUNIÕES 
Durante o ano realizamos reuniões ordinárias e extraordinárias com o Conselho  com a Presidente e com o Diretor Espiritual .
Na última reunião do Conselho apresentamos o Planejamento do ano de 2012, sendo o mesmo, após analisado,  aprovado pelo referido Conselho e já apresentado à Comunidade que apresentou sugestões e também aprovou.
No próximo dia 17 de Dezembro realizaremos a nossa confraternização natalina.